sábado, 4 de outubro de 2014

Depressões Históricas - GP dos Estados Unidos 1970


Eram 108 voltas a serem disputadas, em um circuito sinuoso e com asfalto úmido. Quem diria que, com apenas quatro provas no currículo, um jovem brasileiro de 24 anos iria aprontar para cima de nomes consagrados no automobilismo, vencer sua primeira corrida e, de quebra, garantir o título póstumo ao seu companheiro de equipe? 

 Hoje, dia 4 de outubro, celebramos 44 anos da primeira vitória de um brasileiro na Fórmula 1. Se temos o automobilismo como nosso esporte favorito, foi você que plantou essa semente.
Parabéns, Emerson Fittipaldi!



O texto abaixo foi retirado do site Nobres do Grid, que conta com detalhes sobre este fim de semana: 

A corrida encaminhava-se para o seu final, com Pedro Rodriguez administrando uma confortável vantagem de 17s para Emerson Fittipaldi quando, na centésima volta (faltando 8 para o final), o mexicano entra nos boxes. Ele não tinha combustível suficiente para chegar ao final da prova! Emerson rasga na reta e recebe a placa “P1”... a “ficha demora a cair” e, na volta seguinte, nova placa “P1. Rodriguez P2”. Nosso campeão não se contem e manda um “Nossa Senhora... estou ganhando o GP dos Estados Unidos!”, dentro do capacete... na época não havia rádio, isso ele contou depois. Emerson confessou depois que aquelas foram as oito voltas mais longas da sua vida. O estilo cerebral se fez valer mais uma vez ele tratou de levar o carro até o final, chegando, inclusive, a tirar o pé antes de completar a última volta para não se aproximar de um retardatário.

A festa da equipe pela conquista, a homenagem a Rindt e a celebração ao feito não apenas do brasileiro, mas do piloto sueco também comoveu a todos. Foram muitos abraços e muito choro, mas ali, naquele dia 4 de outubro de 1970, o mundo era apresentado a um dos mais perfeitos, mais completo e mais genial dos pilotos de sua história... e o Brasil inseria-se de uma vez para sempre no universo da elite do automobilismo mundial.



Um comentário:

  1. Uma pena,Emerson Fittipaldi só será reconhecido quando morrer eu tenho muito orgulho dele e de seu irmão Wilson que montaram a primeira e a última equipe de F1 do Brasil e foi destruída por piadas de pessoas que não sabiam nada de automobilismo e que marcou muitos pontos na F1.

    ResponderExcluir